quarta-feira, 28 de abril de 2010

TRIPLO FILTRO DA MALEDICÊNCIA



"SE ALGUÉM ENTRE VÓS CUIDA SER RELIGIOSO, E NAO REFREIA A SUA LINGUA, ANTES ENGANA O SEU CORAÇÃO, A RELIGIÃO DESSE É VÃ" (Tiago 1,26)



TRIPLO FILTRO DA MALEDICÊNCIA

Refletindo sobre a lingua, comecei a pensar sobre o perigo de usar-mos a lingua de maneira indevida. Como posso usá-la indevidamente?
--Quando a uso para falar palavras, que machucam o meu irmão;
--Quando a uso para criticar o meu irmão;
--Quando a uso para proferir palavras mentirosas, enganando o meu próximo;
--Em fim, quando a uso para falar palavras, que não edificam a minha vida nem aos que ouvem;

Enquanto meditava sobre o perigo de usar mal a minha lingua, me veio à mente, uma estória, que envolve o famoso Sócrates na antiga grécia. leia com atenção, e decida como você irá a sua lingua.

"Na antiga Grécia, Sócrates ficou famoso por sua sabedoria e pelo grande respeito que impunha a todos. Um dia, um conhecido se encontrou com o grande filósofo, e lhe disse: Sabe o que escutei sobre teu amigo?
-- Espera um minuto, replicou Sócrates. Antes que me digas qualquer coisa, quero que passes por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do triplo filtro.
-- Triplo filtro?, perguntou o outro.
— Correto, continuou Sócrates. Antes que me fales sobre meu amigo, pode ser uma boa idéia filtrar três vezes o que vais me dizer.
— O primeiro filtro é a VERDADE. Estás absolutamente seguro de que o que vais me dizer é correto?
— Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e ...
— Bem, disse Sócrates, então você realmente não sabe se é certo ou errado.
— Agora, permita-me aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE. É algo bom o que vais me dizer de meu amigo?
— Não, pelo contrário ...
— Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não estás seguro de que seja verdade.
— Mesmo que agora eu quisesse escutá-lo, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE. Servirá de algo saber o que você vai me dizer do meu amigo?
— Não, na verdade não.
— Bem, concluiu Sócrates, se o que desejas me dizer não é certo, nem bom e tampouco me será útil, por que eu iria querer saber?
Use este triplo filtro cada vez que ouvir comentários sobre alguns de seus amigos próximos e queridos.
A amizade é algo inviolável. Nunca perca um amigo por algum mal entendido ou comentário sem fundamento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher Ágape!

Cristão Site