ESTUDOS: A VIDA CRISTÃ

                         ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS – 1 JO 2. 3-6




Introdução:
O objetivo final de Deus, é que todos nos assemelhemos a Jesus – Rom 8.29.
Com essa verdade em nossa mente, surge a seguinte pergunta:
- COMO RECONHECEMOS UMA PESSOA QUE ANDA NOS PASSOS DE JESUS?

01 – Obediência a Palavra de Jesus – (v. 3-5ª)

02 – Segue os passos da vida de Jesus – (v. 5b, 6)

03 -  Se parece com Jesus:
a)       – Parecer com Jesus, é o nosso chamado – (Mt 11.28-30)  
b)       – Parecer com Jesus, é a nossa obrigação – (1 Jo 2.5,6)
c)        – Parecer com Jesus é o nosso testemunho

Conclusão: 


====================================================================

  Os três tipos de santificação

01. Santificação Posicional
1. Evento passado nascimento espiritual - “Eu fui salvo” (Ef 2.8,9)
2. Salvação da pena do pecado
3. Consagração do corpo (1 Co 6.19,20)
4. Início da redenção da alma

02. Santificação Progressiva - “Eu estou sendo salvo” (Tg 1.21)
1. Processo: presente crescimento espiritual
2. Salvação do poder do pecado
3. Deterioração do corpo (2 Co 4.16)
4. Continuação da redenção da alma

03. Santificação Perfectiva - “Eu serei salvo” (1 Ts 5.9)
1. Evento futuro: perfeição espiritual
2. Salvação da presença do pecado
3. Redenção do corpo (Rm 8.23)
4. Conclusão da redenção da alma

CONCLUSÃO:
Justificação e regeneração
Santificação
Glorificação


Extraído de O Poder da Santificação, CPAD, pp. 6,7.

===============================================

02 -
Evidências de uma verdadeira conversão


“Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9.3-4)

Numa rua de Londres, um bêbado cambaleante certo dia encontrou-se com Spurgeon.
Reconhecendo o pregador, lhe perguntou se este não o reconhecia. Quando Spurgeon respondeu que não, o ébrio argumentou: "Mas o senhor devia conhecer-me; sou um dos seus convertidos". Então lgo veio a resposta: "Isso pode ser. Se o senhor fosse um converso de Deus, não estaria nessascondições".

Assim como este bêbado, muitos dizem serem convertidos, mas na verdade nunca foram. A conversão de Saulo nos mostra evidências de uma verdadeira conversão.

Esta conversão é tão significativa que Lucas registra três vezes no livro de Atos, capítulos 9, 22 e 26. Analisando a vida de Saulo, quais são as evidências de uma verdadeira conversão?

I) MUDANÇA DE VIDA

Quem era Saulo? Ele mesmo responde essa pergunta três vezes na Bíblia nos capítulos 22 e 26 de Atos e Gálatas 1. Ele era perseguidor da igreja de Cristo, assim perseguidor de Cristo.
Saulo era judeu, contudo nasceu em Tarso da Cicília (Atos 22.3) – A cidade de Tarso é hoje a atual Turquia – Essa cidade era famosa por suas escolas. Ele era fariseu (At.23.6; 26.5; Fp 3.5).

O primeiro possível aparecimento do apóstolo no NT, foi no julgamento de Estevão em Atos 6.8-15. Quando Estevão é apedrejado, encontramos Saulo (v.58). Para entendermos melhor o que Saulo estava fazendo ali, precisamos ir até o livro de
Deuteronômio: “Por depoimento de duas ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por depoimento de uma só testemunha, não morrerá. A mão das testemunhas será a primeira contra ele, para matá-lo; e,depois, a mão de todo o povo; assim, eliminarás o mal do meio de ti.”(Dt 17.6,7).

As testemunhas eram as primeiras a jogar pedras. No texto de Atos as vestes daqueles que arremessavam pedras foram jogadas aos pés de Saulo. Com isso vemos que ele consentiu na morte de Estevão (cf Atos 8.1). E sobre isto ele confessa:
“e assim procedi em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam.” (Atos 26.10).

Veja a destruição que este homem causou à igreja: “Saulo, porém, assolava a
igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres,
encerrava-os no cárcere”. (Atos 8.3). O verbo empregado para “assolava” é
o mesmo verbo “devastar” empregado no Salmo 80.13 em relação a um
animal selvagem. Essa devastação está registrada em Atos 9.21 e Gálatas
1.13,23 – verbos como devastar, perseguir e destruir são usados para
descrever o comportamento de Saulo antes da conversão - Ler Atos 26.9-11.
Saulo era tão mal que os crentes não acreditaram que ele havia convertido (Atos 9.26).

Este era Saulo antes de encontrar com Jesus, porém se torna de
perseguidor a pregador do evangelho.

O que é uma mudança de vida? No grego a palavra “conversão” (metanóia), literalmente significa “mudar de mente”, “arrependimento”. Veja o uso dessa palavra: “… O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.”(Marcos 1.5). Isso significa abandonar o velho homem (cf Romanos 6.6). O próprio Saulo depois afirmou: “… já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”(Gálatas 2.20). Este homem
teve a sua mente mudada, os seus objetivos eram outros. Ele era um crente!Uma mudança real de vida é evidência da verdadeira conversão.

A segunda evidência de uma verdadeira conversão na vida de Saulo foi sua…

II) COMUNHÃO COM DEUS

No verso 9 lemos: “Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.”(Atos 9.9). Saulo teria passado três dias orando e jejuando. Ele tinha percebido que estava perseguindo o próprio Deus. E isso deve ter causado em Saulo uma profunda consciência do pecado. Não é sem motivo que ele depois de alguns anos se identifica como principal pecador: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” (I Timóteo. 1.15 e I Coríntios.15. 9). E sobre esta comunhão, o próprio Senhor disse a Ananias: “… Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando.” (Atos 9.11)

O seu coração cheio de fúria e ódio foi lavado pelo sangue do Cordeiro e preenchido pelo amor de Deus (Efésios.3.19). Em todas as suas cartas ele vai dar sinais de alguém que anda com Deus. Veja alguns textos:“Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.”(Gálatas 1.10); “tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13).

Uma comunhão verdadeira com Deus é parte da verdadeira conversão.
A terceira e última evidência da verdadeira conversão na vida de Saulo foi seu…

III) DESEJO DE PREGAR O EVANGELHO

Ele se torna um evangelista: “E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.”
(Atos 9.20). A partir do versículo 20, nós vamos ver em Saulo um comportamento muito comum na vida de um convertido: pregação do evangelho.

“Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do
Senhor.”(Atos 9.28) - Saulo foi mandado para Cesaréria e dali para Tarso a sua terra natal. Lá ele ficou alguns anos, possivelmente pregando o evangelho. Depois desses anos Barnabé foi até ele (Atos. 11.25), e encontrando-o, o levou para Antioquia, para pregarem lá o evangelho. E assim deu-se início a história missionária do apóstolo Paulo.

“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;”(Romanos 1.16)

“Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.” (1 Coríntios 9.22)

O exemplo de Saulo nos ensina que a conversão gera no novo discípulo de Cristo o desejo de pregar o seu evangelho. Este é um sinal encontrado na vida de um verdadeiro convertido.

CONCLUSÃO:
Saulo (que teve o nome mudado para Paulo por estratégia missionária) era um perseguidor implacável da igreja, mas o encontro com Cristo, tornou-se um grande pregador da Palavra de Deus. E você? O que você era antes de encontrar com Jesus? E o que você é agora? É tempo de analisar se há em você evidências da verdadeira
conversão. Se o evangelho não tivesse sido pregado a você, onde você estaria agora? Como estaria a sua vida? Pense nisso e anuncie o evangelho Cristo.

Escrito por: Ronaldo P. Mendes em OrCristo
Fonte: [ Solus Christus ]
=============================================
03
-->
JOVENS COMPROMETIDOS
Daniel 1.1-9

ICT: Esse texto bíblico nos revela a atitude de alguém seriamente comprometida.
PG: Doutrinário / PE: Os ouvintes assumirem um compromisso mais com Deus, consigo mesmo e com a igreja.

Introdução:
Compromisso é uma palavra que está escassa, quase em extinção em nosso meio. Sim porque no meio da sociedade em geral, principalmente dos jovens, o que se percebe hoje é o desrespeito, a quebra de regras, o envolvimento com as drogas, com a promiscuidade, estamos vivendo numa sociedade formada por pessoas descompromissadas.

Com base em Daniel 1.1-9, queremos falar sobre a importância do nosso compromisso, e destacar algumas condições impostas pela Palavra de Deus para que tenhamos uma vida comprometida com Ele.  Daniel destaca muito bem esse ponto; sendo Daniel um jovem cativo na Babilônia, estando ele diante de uma grande oportunidade de servir ao Rei, foi escolhido dentre tantos, como um dos melhores, para ser separado para o serviço real, iria ser treinado, orientado, capacitado nas letras e nas línguas dos caldeus, ainda que sendo em cativeiro, teria toda a regalia, estria ele numa posição invejável, como assistente do rei. Seria um motivo de orgulho para ele; todavia ele não se encheu de orgulho nem vaidade. Daniel “decidiu em seu coração, que jamais iria se contaminar com a porção do rei...”

É nesse ponto que destacamos não só a coragem, mas a característica inequívoca de alguém verdadeiramente comprometida com Deus.

Um dos maiores desafios hoje para os jovens cristãos, está comprometido. Porque “ser comprometido é andar na contra mão do mundo.” Mas, se quisermos ser diferentes, se quisermos desfrutar do manancial de Deus, temos que aceitar este desafio, que exige fé incondicional. “A dimensão da fé determina a raio da ação de Deus”;  a gente pensa muito na fé como um sentimento, entretanto, fé é ação e a ação da fé, é claramente percebível por meio de uma vida de compromisso.  Com base na experiência vivida por Daniel, queremos destacar nessa mensagem, o compromisso que devemos ter em três dimensões: Dimensão divina, pessoal, eclesiástica.

I.           DIMENSÃO DIVINA:
Nessa dimensão significa que o jovem cristão precisa ter compromisso com Deus.
Comprometidos com Deus, é a 1ª. característica de um jovem cristão. O que vai nos destacar no mundo atual, é o compromisso que temo com Deus; eu posso ser uma pessoa talentosa, reparada, ter qualidades invejáveis, posso galgar uma posição elevada na igreja, mais se não tiver compromisso com Deus, de nada vale.
Precisamos estar conscientes dos preceitos ético que devem nortear o nosso comportamento como cristão, tanto na igreja quanto no mundo. A Palavra de Deus é rica em preceitos, dentre os quais queremos citar quatro, que sinalizam se a nossa vida estar compromissada ou não com Deus:

1.   Fidelidade.
Daniel nos dá esse exemplo. Ele propôs em seu coração não se contaminar... Isso porque tinha compromisso com deus e era fiel a esse compromisso. É fácil encontrarmos pessoas crentes mas é difícil encontrarmos crentes comprometidos”. Porque compromisso exige fidelidade.

2.   Dedicação.
Um outro sinal que nos identifica como pessoas que tem compromisso com o Senhor, é a nossa dedicação em fazer a obra do Senhor!
Amados, todas as nossas ações devem ter como objetivo glorificar a Deus. Assim como Jesus orientou aos seus discípulos:
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16)

Uma vida que tem compromisso com Deus é fiel e dedicado a obra de Deus, com o objetivo único e específico , de glorificá-lo.

3.   Interesse pela Bíblia.
Outro sinal característico de um jovem que tem compromisso com Deus, é o interesse pela Bíblia. Jovens que amam a Deus, amam a também a Palavra de deus, tem prazer em ler e meditar na Palavra de Deus. Parafraseando o salmo 1, lemos:
Bem-aventurado o jovem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite” (v 1,2)

4.   Interesse pela oração.
Mais uma vez nos reportamos para Daniel, quando diz a Bíblia que ele “orava três vezes ao dia” Ele era comprometido com Deus!
Você tem orado a Deus?
O mundo está aí nos apresentando todos os dias um banquete. O pecado está a nossa frente, constantemente. Você é tentado na escola, muitas vezes levado a viver conforme o padrão do mundo, mas se você é fiel a Deus, e procurar dedicar-se a Deus se você ler a Bíblia ora diariamente, se mantém a sua vida na presença de Deus, você vence as tentações!

II.        Comprometidos consigo mesmo.
A segunda dimensão de uma vida comprometida, está em si mesmo. Daniel propôs no seu coração. Ele não precisou do pastor,  do líder de jovem, aliás ele mesmo era o líder.  Ele mesmo, decidiu em seu próprio coração que jamais se contaminaria com o manjar do rei.

Como está a sua vida? Você tem estado diante de Deus, ou você tem se contaminado com o mundo? O jovem crente, deve ter compromisso primeiro com deus, segundo consigo mesmo.

III.     Comprometidos com a Igreja de Deus.
Aqui estamos em nosso ultimo ponto a destacar de uma vida comprometida. A dimensão eclesiológica. Significa que o jovem crente precisa estar comprometido com a igreja.

A igreja amados, é um privilegio de Deus, outorgado a nós, fazer parte de uma igreja seria, que ensina a Palavra de Deus. Precisamos ter compromisso na, e com a igreja. A igreja, pode nos edificar nos fortalecer em nossa fé, por isso devemos amar e estar comprometido com ela.  

Conclusão:
Faça como Daniel. Esteja comprometido com Deus, e consigo mesmo, a não se contaminar com esse mundo, mais viver em uma vida de fidelidade, a Deus e  a sua Palavra, servindo glorificando e envolvido com a igreja, em todo os seus aspectos.
 ================================
04



O QUE É PRECISO PARA PASSAR O JORDÃO
(Josué 3.1-7)
Primeiramente, precisamos ler o texto, e aplicarmos para o nosso tempo. Precisamos compreender que o Jordão hoje, pode não ser necessariamente, o rio a ser atravessado.
O Jordão hoje, representa os obstáculos, os problemas, as barreiras, pode ser os nossos conceitos pré estabelecidos, nossos pré-conceitos, o Jordão pode ser a nossa incredulidade, o nosso egoísmo próprio, pode ser a insubmissão. As vezes queremos seguir em frente, e nos sentimos como que diante de um grande Jordão, e nos achamos totalmente incapazes de prosseguir em nossa caminhada.  
Tudo tem um tempo determinado: (Pv 3.1-7)
I.           As vezes é preciso parar. (v.1)
a)   Para pensar.
b)   Para avaliar.
c)   Para descansar.

II.        Precisamos de orientação - (v. 2-4) (comp. Pv 9.9)
a)   Para sabermos claramente, o que devemos fazer
b)   O caminho que devemos percorrer - (Comp. Is 53.6)
c)   Onde devemos chegar.

III.     Precisamos de nos santificar - (v.5)
a)  A santidade é uma necessidade, Porque Deus é Santo – (Conf. Gn 17.1; Ex 29.43; Lv 20.26; 1 Pd 1.15,16) 
b)  O que é necessário para alcançar a santidade:
1.   Requer compromisso (Jo. 15.14)
2.   Requer dedicação
3.   Para que possamos ser usados por Deus.
c)  A santidade é um processo tri-dimencional. (Ef 1.6
1.   Passado – Começa com o ato de Deus, no momento da nossa conversão.
2.   Presente – Deve ser uma busca constante.
3.   Futuro -   É o estado final de perfeição, e que só se completa na glória.
Que o senhor nos abençoe. Que possamos estar sempre em sua presença, com uma vida de santidade pois isto é o nosso desafio nos dias que se chamam hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher Ágape!

Cristão Site