FERRAMENTAS DO PASTOR

Programa Especial: Consagração e posse de obreiros

Abertura: (dirigente)
Oração
Leitura Bíblica: (quem for fazer)
Texto: Rom 12.1-8 
Louvores
Palavra de saudação: (quem for falar)
Oração
Ofertório
Palavra de gratidão: (quem for da palavra)
Oração
Mensagem: (quem for pregar)
Ato consagratório
Entrega dos certificados e Credenciais                                                                                   Oração final
Encerramento


FOLHETO EVANGELISTICO


-----------------------------------------------------


CELEBRAÇÃO DE CASAMENTO


Preludio _______________________________Instrumental
Entradas
Pastor _________________ José Nilton Barbosa
*    Testemunhas
*    Pais
*      Noivo
*      Pagens
*      Noiva
CERIMONIA RELIGIOSA
Palavra Pastoral
Oração Invocatória
Música
Leitura Bíblica:________ Ecl.4.11,12 (em anexo)
Homilia ____________ _ Pr. José Nilton Barbosa

CERIMONIA DAS ALIANÇAS
Entrada das alianças
Solo
Benção Nupcial

CERIMONIA CIVIL
Assinaturas
Benção Sacerdotal
Saídas
Cumprimentos no local


Aqui está um modelo de programa de Culto da Bíblia Branca, o amado internalta pode se utilizar dessa programação, como ela está ou adapta-la, como achar melhor. Esse é mais uma contribuição, para ajudá-lo na hora de preparar essa programação.







Programa

Entrada dos noivos 
Palavra do dirigente
Fotos (Slaids)
Musicas: 
"Quando o amor" (Fernanda Brum) - Sophia e Nayara 
"Seu olhar me faz" (Novo Som) - Marcelo 
Palavra do pai: 
Oração
Reflexão Pastoral 
Musica: "O amor de Deus" (Novo Som) - Marcelo 
Palavra da mãe
Entrega da bíblia branca
Oração final
Encerramento

Lanche
* * * 
Venha abençoar esse casal.

Amém.

=================================================================

CULTO DE POSSE

I - Abertura culto:
Hino
Leitura Bíblica
Oração
Ministério de louvor
Oração
Mensagem

II - Cerimônia
Palavra do Presidente da ordem
Leitura do termo de posse
Entrega da Bíblia
Entrega do cajado
Oração de posse
Palavra do pastor

Oração final – Benção Apostólica



TERMO DE POSSE NO PASTORADO DA IGREJA





Termo assinado pelo Pastor ........................ por ocasião de sua posse, na ............................... em .......................................................

Diante do Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito, e da assembléia solene da Igreja ....., eleito pelo voto democrático desta igreja, e consciente da vontade de Deus para minha vida e meu ministério, eu, .............., brasileiro, estado civil, portador da cédula de identidade ...., expedida pelo ..., em .... e CPF ....., residente e domiciliado na Rua ..... ap ... – CEP ..., assumo o pastorado e a presidência da Igreja ......, e prometo:

  • depender de Deus, da graça de Jesus Cristo e do poder do Seu Espírito para o exercício do meu ministério e direção desta igreja;
  • aceitar a Bíblia Sagrada como única regra de fé e conduta e repositório da verdade que hei de pregar, ensinar e compartilhar em meu ministério;
  • aceitar como fiel às Sagradas Escrituras, a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira;
  • aceitar, cumprir e fazer cumprir o Estatuto da Igreja e suas normas administrativas;
  • dedicar-me à pregação e ao ensino da Palavra de Deus, todos os dias de meu pastorado, alimentando-me e alimentando o meu povo com as Sagradas Letras, interpretadas à luz da Pessoa e dos Ensinos de Jesus Cristo;
  • cuidar da vida espiritual e o adequado sustento de minha família, de modo que não seja réprobo perante a igreja que venha e ensinar e pregar.
  • E se um dia vier a pensar diferente, e das doutrinas de nossa fé, defendidas pela igreja embasadas na Palavra de Deus, prometo deixar o ministério e, em paz, a Igreja de Jesus Cristo;


Nome do Pastor


......................................., ......... de .................................. de 2011



Fonte: Site da OPBB

==============================================================


Laços Fortes Para um casamento saudável  



“Um relacionamento firme e forte se mantém com laços que amarram
e que não se rompem facilmente”.  



Em sua obra Como Comunicar-se Com Seu Companheiro, Nancy Van Pelt afirma que importante aspecto de um casamento feliz é o desenvolvimento da habilidade de comunicar-se.  Segundo ela, gastamos 70% de nosso tempo em comunicação – falando, ouvindo, lendo ou escrevendo.  33% desse tempo é gasto em conversação.  "Esse elemento de nosso tempo é muito importante, pois mantém as pessoas unidas em seu relacionamento". (Nesta área, a comunicação, os homens em geral têm muita dificuldade.  Não adianta as esposas criticarem os maridos por não saberem conversar; elas precisam descobrir maneiras de estimular a comunicação, que é a área na qual elas têm bem mais facilidade.  Críticas não resolvem; elas levam os maridos a se enfurnarem mais em sua "caverna".  Como diz John Gottman em Casamentos "soluções da noite para o dia não existem").

Mas conversar por si só não resolve todas as dificuldades. 
Quem quer um bom relacionamento no seu casamento tem que se "ligar", sempre de novo revendo os laços, para que não se soltem, e aí, em conseqüência, o matrimônio comece a sofrer.




Aqui estão os laços fortes para um casamento saudável:

  1. Escolha a hora certa para comunicar-se com seu parceiro.  Às vezes uma boa noticia ou idéia cai no vazio porque o momento não é apropriado. Há tempo para falar e tempo para ficar calado.
  2. Desenvolva um tom de voz agradável.  A maneira como falamos é mais importante do que o que falamos. Deve haver mel na voz.
  3. Seja claro e especifico.  Diga com clareza o que pensa.  Nada de rodeios, que podem gerar dúvidas e desconfiança.
  4. Seja positivo.  Em muitos lares 80% da comunicação é negativa.  É fundamental saber apreciar.
  5. Respeite as opiniões de seu parceiro.  Você deve fazer isso até mesmo quando discorda do seu cônjuge. (muitas vezes não sabemos discutir problemas sem agredir, chantagear, se fazer de vítima, virar "muro de pedra" (homem), chorar (mulher)...!)
  6. Seja sensível às necessidades e sentimentos do seu companheiro.  Seja paciente ao responder ao que ele ou ela diz.
  7. Desenvolva a arte da conversação.  Um recente estudo feito na Universidade de Cornell, mostrou  que  quanto mais os esposos conversam com suas esposas, tanto mais satisfação alcançam. A comunicação, portanto, deve ser implementada entre os cônjuges.  Comunicar significa "fazer-se entender".  A palavra comunicação vem do latim communicare, que quer dizer tornar comum, partilhar, trocar opiniões, conferenciar..... A vida matrimonial requer este tipo de comunicação. Marido e mulher partilham o que cada um sente e deseja, pois o amor – sob a influência dos 3 vínculos – penetra e abarca todas as coisas.
O amor constrói pontes que, por sua vez, permitem o fluxo de um bom entendimento mútuo. O amor , nunca falha, mesmo na mais forte tempestade.
                       


Modelo de Carta de Transferência


À ____Igreja Batista em ____________________________.

Graça e Paz!



Assunto: Pedido de Transferência



A Igraja ________________ em Assembléia Geral, realizada aos _____dias do mês _____________ de 20___, atendendo ao pedido do (a) irmão(ã)________________________
decidiu pedir a sua Carta de Transferência, para está igreja, na qual vem cooperando .
Certo da vossa compreensão, e que seremos atendidos, aguardamos resposta, e desde já agradecemos, a atenção que lhes peculiar.

Fraternalmente em Cristo,

_______________________________
Presidente
_______________________________
Secretário(a): 


Brumado – BA, _____ de __________________ de _______

 =========================================================


SUGESTÃO PARA ENCONTRO DE CASAIS





Foto
Decoração do salão pode ser feita com bexigas em forma de coração.
*Havendo possibilidade, prepare um lugar decorado com um arranjo de flores onde cada casal, ao entrar, pose para uma foto. Imprima a foto e entregue ao final da programação.
A programação sugerida começa no café da manhã e vai até o lanche da tarde.

  • Oração agradecendo o alimento e oportunidade deste encontro.
  • Café da manhã (Deixe nas mesas, para cada casal, um pequeno programa do que acontecerá durante o dia).
  • Devocional com oração, cânticos de conhecimento geral, leitura bíblica relacionada ao tema.
  • Palestra
  • Saudação aos presentes
  • Dinâmica: Cada casal deverá pegar 5 bexigas cheias de cores diferentes e ir para um canto. Dentro de cada bexiga deverá estar um papel com 1 qualidade casamento feliz (ex. bexiga verde - companheirismo; bexiga branca - união; bexiga vermelha - amor; bexiga azul - comunhão; bexiga rosa - diálogo) Os itens são de escolha do organizador. Fora de cada bexiga escreva o nome do casal para que as bexigas não se confundam entre os casais. Ao dar o sinal, as bexigas deverão ser jogadas para o alto e não poderão cair. As que forem caindo deverão ser descartadas. Ao final de 1 minuto cada casal deverá ficar apenas com as bexigas que não caíram no chão. Em círculo, cada casal estoura suas bexigas e lê o que está dentro. No final o organizador, baseado no que observou, poderá dar uma breve palavra sobre a importância da união do casal na conservação das bexigas durante a gincana e a importância da união do casal para que os itens estejam presentes no casamento.
  • Almoço Cada casal deverá estar "algemado" no outro durante a refeição.(Seria bom se houvesse fundo musical com músicas românticas). No final soltam as algemas.
  • Reunião dos casais falando do que aprenderam ao fazerema refeição algemados.
  • Oração agradecendo o que já foi aprendido durante o dia.
  • Palestra
  • Dinâmica: Sugerimos a dinâmica que está na SAF em Revista do 2º trimestre de 2008 na página 26 do caderno central. Cada um vai preencher a lista individualmente e entregar ao coordenador  a lista do que gosta no outro.
  • Lanche
  • O coordenador lerá a lista das qualidades apontadas por cada casal. Haverá um momento para que cada casal leia (em silêncio) a lista dos defeitos.
  • Encerramento com oração para que Deus esteja trabalhando nos corações de cada casal.
  • Providencie alguém que possa recitar a poesia "Os cisnes". É importante que haja um fundo musical romântico. Providencie cópias da poesia para serem distribuídas após a declamação (pode vir como lembrança).


*Importante: A parte devocional e da palestra têm que estar bem separadas da parte social, sendo tratadas com o devido respeito e reverência.
Os cisnes
Júlio Salusse

A vida, manso lago azul algumas
Vezes, algumas vezes mar fremente,
Tem sido para nós constantemente
Um lago azul sem ondas, sem espumas,

Sobre ele, quando, desfazendo as brumas
Matinais, rompe um sol vermelho e quente,
Nós dois vagamos indolentemente,
Como dois cisnes de alvacentas plumas.

Um dia um cisne morrerá, por certo:
Quando chegar esse momento incerto,
No lago, onde talvez a água se tisne,

Que o cisne vivo, cheio de saudade,
Nunca mais cante, nem sozinho nade,
Nem nade nunca ao lado de outro cisne!
============================================================

 SOLICITAÇÃO DE CONVENIO PARA SUSTENTO PASTORAL


“Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja.”
(I Timóteo 3.1)
Ofício nº ............
ASSUNTO:
PEDIDO DE AUXILIO PARA O MINISTERIO PASTORAL

Ilmo. Sr.  Presidente da ................................................ (Associação ou convenção)
Graça e Paz!
A Igreja .................................................................,  no dia ......... de ..................., reunida em assembleia geral ordinária decidiu unanime, solicitar a essa magna (associação ou convenção) um convenio para nos ajudar no sustento pastoral, visto que no momento atual, não obstante a grande necessidade de termos um pastor, para dirigir a nossa igreja, conforme nos orienta a Palavra de Deus, não temos as condições necessárias. Por essa razão solicitamos esse apoio.
O desejo do nosso coração, é oferecer ao pastor pelo menos R$ ..................... Reconhecemos que ainda é pouco diante de tão grande envergadura, como Ministro de Deus. Todavia, para nós mesmo esse valor, é um desafio. Certos de contarmos com a compreensão e apoio dos amados, expressamos nossos sinceros agradecimentos, e comprometemo-nos de correspondermos com os anseios desta nobre associação, e em tempo, nos colocamos em oração em seu favor.

Secretária:  .......................................................................................................
Presidente da Igreja:  ......................................................................................
Vice-Presidente: ..............................................................................................
                                                               
                                                       .............. de ................. de ..........

======================================================

COMO INICIAR UMA CARTA OFICIAL
FORMAS DE TRATAMENTO



Presidente:
A carta começa com: Excelentíssimo Senhor Presidente da República
No corpo do texto: Vossa Excelência
Endereçado em envelope como: Digníssimo Presidente da República Federativa do Brasil ou Ao Excelentíssimo Presidente da República.
II. Presidente da CNBB:
A carta começa com:
Vossa Excelência Reverendíssima
No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor
No envelope: A Sua Excelência Reverendíssima Dom Fulano de Tal.
III. Papa:
A carta começa com:
Vossa Santidade
No corpo do texto: Santíssimo Padre
No envelope: A Sua Santidade o Papa.
IV. Ministro do Estado
A carta começa com: Vossa Excelência
No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor
No envelope: A Sua Excelência o Senhor Digníssimo Ministro Fulano de Tal
V. Membros do Congresso Nacional
A carta começa com: Vossa Excelência
No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor
No envelope: A Sua Excelência o Senhor Deputado Fulano de Tal ou DD. Membro da Câmara Fulano de Tal.
VI. Governadores e Prefeitos
A carta começa com: Vossa Excelência
No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor Governador/Prefeito
No envelope: Ao Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal
VII. Reitor e Vice-Reitor de Universidade
A carta começa com: Vossa Magnificência ou Vossa Excelência
No corpo do texto: Magnífico Reitor ou Excelentíssimo Senhor Reitor
No envelope: A Sua Magnificência o Senhor Fulano de Tal ou Digníssimo Reitor Fulano de Tal.
VIII. Desembargadores municipais e delegados de polícia
A carta começa com: Vossa Senhoria
No corpo do texto: Ilustríssimo Senhor ou Prezado Senhor
No envelope: Ao Senhor Fulano de Tal ou A Sua Senhoria o Senhor Fulano de Tal
Escrevendo para Organizações
Se você estiver escrevendo para uma organização ou instituição, tente primeiro descobrir por telefone o nome da pessoa que deverá receber sua carta, além da maneira pela qual ela prefere ser tratada.
Se você não tiver tempo ou oportunidade para descobrir esse tipo de informação, procure não se dirigir à organização genericamente. Em geral, há um funcionário especializado, a que você pode se dirigir. Segue-se uma lista de organizações e instituições, com o título da pessoa a quem você deve dirigir-se.
Associação: Presidente
Autoridade Policial: Chefe de Polícia
Banco: Gerente
Câmara do Comércio: Presidente/Secretário
Cartório: Tabelião
Cartório de Registro: Escrivão
Clube: Presidente/Secretário
Colégio: Diretor/Professor/Supervisor
Comissão: Membro da Comissão/Secretário
Comitê: Presidente
Companhia/Sociedade Anônima: Presidente
Confederação: Presidente
Conselho: Secretário-Geral
Conselhos ou Juntas: Secretário
Construtora: Gerente/Administrador
Corte: Juiz
Distrito Policial: Superintendente
Fundação: Presidente/Diretor
Instituto/Instituição: Diretor
Ministério: Ministro
Museu/Galeria: Diretor
Organização: Diretor
Repartição Pública: Chefe
Sindicato: Presidente/Secretário
Sociedade: Secretário/Administrador
Tribunal: Secretário/Escrivão
Unidade das Forças Armadas: Oficial Encarregado
Zona Eleitoral: Funcionário de Registro
A forma habitual de se iniciar uma carta para uma organização é utilizando-se as expressões Prezado Senhor ou Prezada Senhora. Estas cartas geralmente devem terminar com a expressão Atenciosamente. Se você souber o nome da pessoa a quem deve dirigir-se, use então Prezado Sr. Fulano de Tal e termine com Cordialmente. Se a pessoa for uma mulher, e você não tiver certeza de seu estado civil (Senhora ou Senhorita) ou de seu status profissional (Dra.), escreva seu nome completo no envelope e na parte superior da folha (junto com seu endereço), e simplesmente comece a carta com Prezada Senhora.



2 comentários:

  1. QUE DEUS ABENÇOE O SEU MINISTERIO! FUI TREMENDAMENTE ABENÇOADA COM AS DICAS! obrigado!

    ResponderExcluir
  2. VALEU AMADO.
    QUE DEUS O CONTINUE USANDO PARA ABENÇOAR VIDAS.

    ResponderExcluir

Mulher Ágape!

Cristão Site