quinta-feira, 1 de abril de 2010

A PASCOA



A VERDADEIRA PÁSCOA
Ex 12.37-43; Mc 14.12-16,22-26
Estamos hoje no final da semana chamada santa, uma semana em que as pessoas felizes com a Semana Santa, com a Páscoa, momentos em que se confraternizam, se alegram, dão e recebem ovos de Páscoa... Mas afinal, o que é pascoa, porque ela existe? qual o seu siginficado?

1. O que é páscoa? Porque existe a páscoa?
A Bíblia nos fala sobre isso; e segundo a Bíblia, Já há alguns milênios (3,5) os Judeus já comemoravam a Páscoa. Mas como? Jesus Cristo não havia nem mesmo nascido! É verdade! No início, as comemorações da Páscoa já eram nesta época do ano: Março, Abril (primavera no hemisfério norte) eram para comemorar as colheitas. Era, portanto, a festa das colheitas. A alegria de festejar e “rememorar” com o sucesso de um período trabalhado e seus frutos (na verdade a festa da colheita era 50 dias após a páscoa).
A Bíblia diz que o povo de Deus, os hebreus, foram escravizados no Egito (Império naquela época). Ficaram como escravos muitos anos... Até que, com ajuda de Deus, conseguiram sair da escravidão e voltar à terra prometida e foi aí que Deus instituiu a páscoa, a qual passou a ser comemorada a Passagem, do Êxodo, da libertação da terra do Egito.
Ou seja; para os judeus, a páscoa tem um grande significado. Por que ela faz lembrar do grande livramento que Deus concedeu ao seu povo, quando tirou-os do Egito, e os colocou na Canaã, terra que mana Leite e Mel

2. Mas, hoje que significa a páscoa?
O Verbo que era a palavra se fez carne e veio habitar entre nós (Jo 1.14) este verbo é Jesus que após um período aqui na terra nos mostrou que nós vivenciamos a Páscoa, ou seja; em Hebraico Páscoa quer dizer PASSAGEM assim sendo, Jesus o Cristo, nos mostrou que aqui é apenas um local de passagem e acima de tudo de aprendizagem. Portanto o mais importante não é o que construímos materialmente, mas, sim, o que construímos espiritualmente. Jesus, após ser crucificado e morto (na época da festa da Páscoa judaica, pois ele havia ido até Jerusalém para as comemorações - ele também era Judeu), ele ressuscita no 3º dia e aparece aos seus discípulos algumas vezes.
Ele morreu e ressuscitou, para nos dá a vida eterna. Mas na apenas aguardamos uma vida futura, no céu. Porque Vida eterna
quer dizer ”vida de qualidade”. Portanto, em cristo Jesus podemos hoje viver a vida de qualidade, porque sua morte, sua ressurreição, nos dá essa certeza, de que fomos libertos da escravidão do pecado, para vivermos uma nova vida, vida de liberdade. ”E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32)
Na páscoa se matavam um cordeiro. E Jesus, é apresentado por João como o Cordeiro de Deus. E antes da sua morte Jesus, reúne os discípulos para comemorar a páscoa, e aproveita a ocasião para dar algumas instruções, e nessas instruções ele deixa bem claro para os discípulos que seria preso, seria morto,e ao terceiro dia iria ressuscitar. Ele celebra a ceia e mostra que a ceia estaria como substituindo a páscoa judaica. Para o cristão, a ceia passa a ser a forma neotestamentária de se comemorar a páscoa. Porque para o cristão, a morte de Cristo, é o meio que Deus usou para que fossemos livres do pecado. E a ceia nos faz ”remomorar” com alegria o sacrifício de Cristo na Cruz do calvário.

3. Qual a mensagem da Páscoa hoje?
Amados, há mais de dois mil anos atrás, Jesus veio ao mundo, disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria. Sua proposta de vida não foi entendida por muitos e então, condenaram-no e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Em sua morte, Houve dor, angústia e escuridão. Diz a Bíblia, que por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, Mas, que ao terceiro dia algo aconteceu... Ele ressuscitou!

3.1. A verdadeira mensagem da Páscoa, é a mensagem da cruz.
Uma mensagem de morte e ressurreição!
Ressurreição do sorriso, da alegria...
Ressurreição da alegria de viver...
Ressurreição do amor...
Ressurreição para uma vida feliz,
Ressurreição dos sonhos.

3.2. A verdadeira mensagem da Páscoa é a mensagem do tumulo vazio.
Uma mensagem das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate, ou dos coelhinhos como muitos comemoram hoje.
Cristo morreu,mas ressuscitou e fez isso somente para nos dá vida e vida com abundância!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher Ágape!

Cristão Site