terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

EVIDÊNCIAS DA PRESENÇA DE JESUS

 


 Texto: Mc 2:1,2 

Introdução:

Interpretação e aplicação:  Duas coisas distintas; casa material, quatro parede e casa espiritual, a vida, o corpo.

Contextualizar ou paráfrase: 1 Co 6:19

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espirito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmo?”

Tese: 4 evidencias que identificam a presença de Jesus em uma casa

 

1)   Aonde Jesus está tem perdão

Mateus 6:14,15 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”

O perdão (ou a falta dele) faz muita diferença na vida de alguém. A reconciliação horizontal determina se a vertical que recebemos de Deus vai permanecer em nossa vida ou não. A palavra de Deus é clara quanto ao fato de que se não perdoarmos a quem nos ofende, então Deus também não nos perdoará. Foi Jesus Cristo quem afirmou isto no ensino da oração do Pai-nosso:

“Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”. (Mateus 6.14,15)

O perdão é tão importante em nossas vidas amados, que Jesus em seu ensino, que Jesus nos manda que se alguém nos ofende, devemos não só 7 vezes, mais perdoar 70X7 ou seja; 490 vezes. Isso só é possível através de Jesus em nossas vidas.

Por mais rancoroso que uma pessoa seja, por mais ódio que alguém possa guardar no coração, quando essa pessoa se encontra com Jesus, o rancor, o ódio, a raiva, a tristeza sai, dando lugar a alegria, a paz, o amor, e o perdão.

 

2)   Aonde Jesus está, tem amor

João 15:12 – “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”

O amor é outra grande evidência da presença de Jesus em uma casa.

Pelo próprio exemplo de Jesus Cristo, é possível ter certeza de que ter Deus na vida inclui amor. O amor a Deus, O amor a sí mesmo e ao próximo. E esse conceito é tão importante quanto difícil de ser conseguido. O apóstolo Paulo declarou em sua carta aos Coríntios, no capítulo 13, que o amor é maior que a fé e a esperança e que cessaria com o tempo na humanidade. Encontrar com alguém que exerce esse puro amor por seus semelhantes é raro e divino. Suas ações são o que Deus faria se estivesse em seu lugar. Este amor não busca seus próprios interesses, não suspeita mal, apenas age sem esperar nada em troca. Talvez este seja o maior indício de que Deus está presente em sua vida.

 

3)   Aonde ele está tem mudança de caráter

Lucas 19:8 – E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”

A presença de Jesus transforma vidas ao redor. Podemos ver isso claramente no encontro de Jesus com Zaqueu. Ao se encontrar com Jesus, e o receber em sua casa, Zaqueu foi transformado, procurou reparar os seus erros.  E tanto, que Jesus declarou: Hoje veio a salvação a esta casa...

 

4)   Aonde ele está tem salvação

Lucas 19:9,10 -  “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque Filho do Homem. Veio buscar e salvar, o que se havia perdido.”.

Outra evidencia, a maior das evidências é a salvação. A razão pela qual Jesus veio ao mundo, foi a salvação. Isto está evidente na declaração de Jesus a Zaqueu: “... O Filho do Homem. Veio buscar e salvar, o que se havia perdido.” Lc 19.19

Conclusão:

Que o Senhor nos abençoe, que Ele mesmo aplique a sua Palavra em nossos corações, e nos ajude a dar cada dia evidências da sua presença, onde quer estejamos.

Que o perão, o amor, o caráter, a acima de tudo a salvação, sejam marcas identificadoras da presença de Jesus em nossas vidas.

2 comentários:

Mulher Ágape!

Cristão Site