segunda-feira, 4 de abril de 2011

Católicos indignados com ação evangélica em romaria

Convenção Batista vai trazer Projeto Tenda da Esperança, que evangeliza em eventos de devoção à Maria

28/03/2011 - 23h05 - Atualizado em 28/03/2011 - 23h05

A Gazeta

Frederico Goulart

fgoulart@redegazeta.com.br

foto: Gabriel Lordêllo


"O objetivo é levar uma mensagem de esperança. Todos ali são livres. Ninguém vai tentar mudar a cabeça de ninguém", Oliveira de Araújo, pastor da Primeira Igreja Batista de Vitória



A iniciativa da Convenção Batista do Estado de trazer o projeto Tenda da Esperança para a próxima edição da Festa da Penha, no dia 2 de maio, vem causando indignação entre católicos, especialmente aqueles responsáveis pela organização do tradicional evento mariano. A ação batista tem como uma de suas finalidades a evangelização durante romarias católicas.

Responsável pelas romarias das Mulheres e das Mães ao Convento da Penha, Maria José Tabachi destaca que é preciso, acima de tudo, respeitar o credo do outro. "Fico triste ao ver que, em pleno século XXI, ainda há ataques religiosos. Parece que ainda não cresceram na fé. Quem está na Festa da Penha é porque acredita, não está sendo obrigado a isso", desabafa.

Maria José acrescenta que nunca houve por parte dos católicos a iniciativa de fazer mobilizações durante eventos evangélicos, como o Jesus Vida Verão, também realizado anualmente em Vila Velha.

Há 24 anos responsável por arrumar e proteger o andor e a imagem da Virgem da Penha durante a festa no Convento, Antônio Francisco Saiter compartilha da mesma opinião. "Esse é um evento mariano, que cultua a imagem da mãe de Jesus. Isso eles não fazem. A presença dos evangélicos ali, portanto, é falta de respeito."

foto: Helô Sant'Ana


"É falta de respeito. Todos sabem que a Igreja Batista não cultua Maria. Indo lá, eles estarão contra o que estamos pregando", Antônio Saiter, que prepara o andor para a imagem da padroeira



Do outro lado, o pastor da Primeira Igreja Batista de Vitória, Oliveira de Araújo, observa que o objetivo da tenda é oferecer mais um caminho para levar mensagem de esperança às pessoas. "Todos são livres para ouvir a receber a mensagem que for. Pelo que entendi, não haverá confronto com as romarias."


A representante da Tenda da Esperança no Estado, Fabíola Molulo, acalma a discussão, apontando que, na verdade, o grande foco da iniciativa são os projetos sociais que serão oferecidos no bairro Ilha dos Ayres, Vila Velha, onde há a previsão de se erguer uma igreja batista.


O projeto


De acordo com material divulgado no site da Convenção Batista, as abordagens previstas serão feitas com entrega de água e folhetos evangelísticos, teatro de rua e evangelização pessoal. O objetivo é fazer 10 mil abordagens e alcançar mil pessoas, das quais 300 devem ser crianças. Para isso serão recrutados 300 voluntários.

Desde a sua criação, em 1991, a Tenda da Esperança tem servido para alcançar o maior número fiéis, principalmente romeiros. "O projeto tem como desafio encaminhar essas pessoas a uma igreja batista para serem acompanhadas em sua nova vida", afirma o site do movimento Missões Nacionais. Para cumprir esse objetivo, a tenda é executada onde há grandes romarias, como Belém (PA), Juazeiro do Norte (CE) e Aparecida (SP).


Arquidiocese vai se posicionar nos próximos dias


Alegando não ter conhecimento detalhado sobre a iniciativa da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, a Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo (Aves) informou ontem que não iria se manifestar sobre a possibilidade da implantação do projeto Tenda da Esperança, que pretende evangelizar os romeiros durante a Festa da Penha. A assessoria de comunicação da arquidiocese afirmou que, nos próximos dias, deve se pronunciar sobre o assunto.


Análise

"Afronta à liberdade"

Vitor Nunes Rosa

Teólogo e professor de Filosofia


Uma denominação evangélica aproveitar a festa religiosa católica de Nossa Senhora da Penha para promover uma "campanha de evangelização" tem três aspectos fundamentais: primeiro, evidencia fragilidade dos promotores de tal empreendimento, pois estão aproveitando a extraordinária capacidade de mobilização da Igreja Católica; segundo, é uma atitude deselegante, que contraria os princípios cristãos do respeito ao próximo. Ora, a Igreja Católica está evangelizando, e a realização de algo com o intuito de retirar pessoas desse processo transcende as finalidades do anúncio do Evangelho, constituindo mais uma investida contra uma instituição religiosa e suas crenças do que uma ação cristã. Sugiro que tais forças sejam canalizadas em favor de pessoas sob o domínio das drogas, da prostituição e outras situações que afrontam a dignidade. Terceiro, destaco que há a questão constitucional que garante a liberdade de culto e a convivência pacífica entre os segmentos religiosos. Inserir-se no movimento da Festa da Penha dessa forma constitui manifesta afronta à liberdade de crença e de culto, além de caracterizar uma "guerra por fiéis", algo totalmente indesejado no Estado Democrático de Direito e no contexto de busca da unidade dos cristãos.

Fonte: conteúdo recebido por e-mail.

Irmãos é hora de clamarmos ao Senhor. Oremos pelo trabalho desenvolvido pelos batistas. Essa não é a primeira vez que o evangelho de Jesus Cristo é pregado através da Tenda da Esperança. Deus tem abençoado a nossa convenção, e tudo isso não passa de perseguições, para impedir o avanço do evangelho.

Mas, estamos firme, pois diz o Senhor: "Agindo eu, quem impedirá?"

Que Deus continue abençoando a nossa Convenção Batista, e não só o Estado do Espírito Santo. Mais todo território nacional seja alcançado com esse trabalho que é Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher Ágape!

Cristão Site