segunda-feira, 18 de abril de 2011

HISTÓIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A HISTÓRIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
As origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.
A Escola Dominical do nosso tempo nasceu da visão de um homem que, compadecido com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel.
Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos os piores delitos.
É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna - o inglês.
Embora haja começado a trabalhar em 1930, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira. Então, no dia três de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos de Gloucester.
A HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL
A Escola Dominical começou com os missionários escoceses Robert e Sara Kalley. Eles são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

A Escola Dominical é o principal instrumento de evangelização e instrução. Geralmente, ela nasce antes da Igreja, e o seu rol de alunos é, quase sempre, maior do que o rol de membros da Igreja. Sem ela seria muito difícil levar o evangelho até os confins da terra. O segundo domingo de abril foi a data reservada pelas Igrejas Batistas e muitas outras denominações para a comemoração do Dia da Escola Dominical. Para os presbiterianos, a data reservada para esta comemoração é o terceiro domingo de setembro.
=======================================
PARA REFLETIR:
Escola Dominical
(Wally Alves Fernandes)

Há uma Escola bendita Onde se aprende a verdade,
Traz a mensagem inaudita Da graça e da liberdade.
Nesta Escola conhecemos o que fizeram os heróis, Cujas vidas bem sabemos;
São para nós qual faróis.
Vidas como a de Sansão, De Moisés e de Josué,
Que nos falam ao coração E nos incitam à fé.
Uma história tão bonita É a do jovem Daniel, De Ruth, a moabita E do justo irmão Abel.
Também temos a história, do puro e manso José,
Cujo exemplo, na memória, nos mantém sempre em pé.
Uma vida bem formada, sempre nela se advinha;
De Dorcas, a bem-amada e de Ester, a rainha.
Vidas assim consagradas para a Deus Pai servir.
Muitas mais nos são mostradas, são exemplos a seguir.
Nesta Escola assim se aprende a Jesus a gente amar,
Quem não vem se arrepende,
A Deus não vai agradar.
Esta Escola benfazeja, de valor tão sem igual,
Vive aqui bem nesta Igreja, É a Escola Dominical!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher Ágape!

Cristão Site