sábado, 15 de maio de 2010

A Comunicação na Familia.




"O Homem se alegra na resposta da sua boca, e a palavra a seu tempo quão boa é!"
(Pv. 15.23)

Nesse texto, salomão enfatiza a impotancia das nossas palavras, faladas no tempo certo. Onde há respostas, há perguntas, onde existe perguntas e respostas há palavras, há comunicação. Vamos pensar um pouco sobre a familia. E mais precisamente, acerca da comunicação na familia.

A familia é apresentada nas Escriuras, como uma instiuição divina.Desde o genesis, ela é vista como uma unidade básica da sociedade, daí porque ela tem grande importancia no nosso desenvolvimento fisico e espiritual. E sendo Deus o autor da família, Ele dá total importancia a Familia; tanto que Ele tem projetos para a familia. Nunca esqueça disso: "Deus em projetos de benção, para a tua familia!

Todavia, podemos constaar com preocupação, que a familia atual, está em crise; Crise em vários aspectos. Mas, uma das áreas que mais em atingido os lares hoje é sem dúvida, a área da comunicação. Eu acredio qmados, que muios problemas no seio da familia, tais como: falta de intimidade conjugal, desentendimento entre marido e mulher, pais e filhos, é decorrente da falta de comunicação, ou de uma comunicação inadequada. Depois do casamento, surge os compromissos da casa, os filhos, problemas financeiros, e tantas coisas, que acabam sufocando o relacionamento. Muitas vezes levantamos verdadeiras muralhas, que nos distanciam uns dos outros.

Não há como ignorar o fato de que toda familia em seus problemas. Os problemas exisem. Toda familia tem dificuldades, e a melhor maneiras de sair dos problemas é aravés de uma boa comunicação.

A familia, querido, é o primeiro grupo soial do qual fazemos parte. No momento em nascemos, o pimeiro conato com o mundo, vem po meio da familia. Daí porque devemos considerar a importancia da familia, na formação do nosso carater, personalidade, em fim o que somos, a maneira como agimos, como encaramo a vida, é um reflexo do que vivemo na familia, desde os nossos primeiros dias de vida. Por isso devemos estar atentos para a importância da comunicaão na familia.

Pensando nisso, reflita sobre as seguintes questões:
* Qual o nível de comunicação em sua familia?
* Qual tem sido o nível de comunicação entere você e o seu cônjuge?
* Como esá sendo a comunicação com os seus filhos? ou seus pais?

Com essas questões em mente, odemos refletir em pelo menos cinco níveis de comunicaçao:

01. Nível Superficial.
Nesse primeiro nível, nós usamos expressoes como: "Como vai você?" ou "será que vai chover?"
são conversas que giram em torno de perguntas, relacionadas ao dia a dia de cada um, sem contudo haver um diálogo mais profundo, algo sem compromisso.

02. Nível de transmissão de idéias.
Esse segundo nível há apenas informações do que acontece no dia a dia, mais a semelhança do primeiro, não há compromisso, nada de relacionado a inimidade do lar.

03. Nível de verbalizaão de idéias e julgamentos.
Nesse nível, já ocorre uma comunicação mais real, em que a pessoa está disposta a correr o risco da comunicação. Todavia percebe-se uma comunicação mais no intelecto, do que afetivo.

04. Nível de verbalização de senimentos.
Esse quarto nível, já se persebe algo mais concreto. um compartilha de sentimentos, de afeto. Nesse nível os sentimentos são revelados como: "Fiquei realmente magoado com o que voê disse". Aqui um já é capaz de olhar nos olhos do ouro, e expressar seus sentimentos. Mais fica nisso.

05. Nível aberto.
Nesse nível, o casal, é mais aberto, mais prono a revelar seus sentimeno os mais profundos. Aqui há revelação das necessidades pessoais e emocionais. Esse é o nível mais profundo da comunicação de um casal, onde há segurança no relacionamento.

Que o Senhor no ajude a desenvolver um nível de boa comunicação na nossa familia. O nível ideal, onde todos se entendam se ajude mutuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulher Ágape!

Cristão Site