domingo, 21 de novembro de 2010

Pecado: Uma Doença Mortal

Texto: 2 Rs 20.1-6

Introdução:

Queremos compartilhar com os amados, sobre uma doença mortal. E falar de doença, significa mexer com a realidade do nosso século. Segundo estatísticas, nunca se viu tantas enfermidades como em nosso tempo. doenças cardíacas, doenças psicossomáticas.

As doenças psicossomáticas por exemplo, hoje não são apenas um problema isolado de alguns indivíduos em particular, mas, envolve toda uma sociedade que constantemente passa por desajustes sociais em vários aspectos da vida humana. São vítimas do problema psicossomático a criança, o adolescente, o adulto e o idoso. Nunca foi tão utilizado os termos “stress” e “depressão” como nos dias atuais. A humanidade parece ter perdido o controle daquilo que gerou e conquistou através dos tempos, mas mesmo assim, continua correndo atrás de uma existência melhor e mais prática e mais sadia, no entanto, o quadro das doenças mentais no mundo inteiro faz soar um aviso que esta corrida está indo em direção a um caos iminente.

O texto que lemos fala acerca de um homem, que foi acometido de uma doença mortal. Uma doença para qual não havia nenhum recurso humano. Já estava predeterminado. A palavra do profeta foi clara e bem objetiva: “põe e ordem a tua casa porque morreras, e não viverás”. Percebemos que o rei Ezequias estava enfermo antes mesmo do profeta chegar em sua casa, já tinha um tempo que se encontrava deitado em uma cama, um dia, dois , quem sabe, um mês ou mais, o texto não declara isso, mais a verdade, é que o profeta chega, no quarto do rei, esta ele deitado, quando viu o profeta, quem sabe pensou ele: “que bom o profeta Isaias em minha casa,” quem sabe ele esperava um palavra de conforto, algo do tipo: “seja paciente”, “você vai sair dessa”, “não se desanime”, “O Senhor vai curar a tua enfermidade”. Mas, não foi essa a palavra do profeta; pelo contrário; o profeta trouxe uma palavra que nenhum de nós aqui, gostaríamos de ouvir: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás”.

Ao ouvir a palavra do profeta, o rei Ezequias. Decidiu tomar uma posição, decisão lutar contra a morte, e o primeiro passo que ele deu, foi virar as costas para a parede, e se derramar diante do Senhor da vida. Ele então clama ao Senhor! o texto, diz que Ezequias então ora ao Senhor, e chora muitíssimo diante do senhor, e o Senhor ouvi a sua oração! Que maravilha!

Aqui nós aprendemos amados, que não há doença mortal, que Deus não cure, não há problema que Deus não resolva; é preciso que clame ao Senhor. O texto não diz qual era a doença de Ezequias. Mas, eu quero apresentar aqui, o maior problema do homem dos dias de hoje. A pior doença, que tem levado multidões para a morte, uma doença pior que o câncer, pior que a depressão, a pior de todas as doenças, uma doença que não só mata o físico como leva o homem ao inferno. Esta doença, tem se alastrado em toda humanidade. Chama-se pecado!

QUEREMOS DESTACAR AQUI ALGUMAS VERDADES APRESENTADAS NA BÍBLIA, ACERCA DO PECADO:

Não precisamos ir muito longe para nos depararmos com a realidade do pecado, basta olharmos em nossa volta ou mesmo para dentro de nós mesmos. Pecaria aquele que afirmasse não pecar e estaria enganando a si próprio. (1Jo 1.8) Emery H. Bancroft afirma: “A consciência testifica inequivocamente da realidade do pecado. Ninguém, que tenha idade de responsabilidade, tem vivido livre de senso de culpa pessoal e contaminação moral. O remorso da consciência, por causa do mal praticado, persegue a todos os filhos e filhas de Adão, ao passo que as conseqüências entristecedoras e terríveis do pecado são vistas através da deterioração física, mental e moral da raça.”

1. O PECADO GERA A MORTE. (V.1B)

Sim porque ele separa o homem de Deus. E estando separado de Deus, o homem fica a deriva, o homem longe de Deus, fica vulnerável, longe de Deus, o homem vai se definhando até a morte. Por isso, re-afirmamos a nossa temática: o pecado é uma doença mortal.

Assim a Bíblia declara: “Porque o salário do pecado é a morte ...” (Rom 6.23)

Mais, o que é pecado?

a) Pecado é errar o alvo (hamartía)

b) Pecado é um ato de transgressão a lei de Deus

c) “Pecado é Desejo desordenado ou concupiscência”.

d) “Pecado é insubordinação” (Desobediência deliberada).

e) “Pecado é não conformar com a lei de Deus” (Desejos, atos e pensamentos).

f) “Pecado é preferir a si e não a Deus”. (Egoísmo)

g) “Atitudes erradas para com Deus e o próximo.”

No texto sagrado é claro: Deus manda através do Profeta Isaias: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás...” isso indica que a casa do rei Ezequias estava em desordem; algo precisava ser feito, algo precisava mudar.

Aplicação:

A mensagem é clara para nós. Não podemos viver de forma desordenada diante de Deus. É imprescindível, que coloquemos em ordem a nossa vida.

2. O PECADO É UMA REALIDADE NA VIDA DE TODO SER HUMANO. (v.3)

A ensina que deus ao criar o homem, criou em perfeição. Em Genesis, está assim escrito: “Criou Deus o homem, segundo a sua imagem e semelhança” quando criado, em seu estado original, o homem não conhecia o pecado, e mantinha uma intima comunhão com Deus; entretanto, quando Adão e Eva, os nossos primeiros pais pecaram, houve ali um rompimento no relacionamento entre o homem e Deus, algo que se constituiu na maior tragédia na história do homem e que acompanharia o homem todos os tempos. Adão e Eva pecaram, transgrediram a vontade de Deus, e ao pecar, o pecado passou a todos os homens; e a Bíblia assim afirma: “Por isso todos pecaram e afastados estão da glória de Deus” (Rm 3.23)

O rei Ezequias era uma pessoa temente a Deus; isso podemos entender a partir da sua oração (v.3). Mesmo assim, sendo temente a Deus, ele precisava por em ordem a sua casa. Ou seja ele precisava rever alguma coisa em sua casa, o que pode ser entendido como: quem sabe a sua vida, a sua família.

O pecado é uma realidade na vida de todo ser humano,. Ninguém está imune ao pecado. Tanto é, que o apóstolo Paulo nos orienta: “Aquele que está de pé, cuidepara que não caia” (I Co 10.12)

Aplicação:

Há muitos hoje, que a semelhança de Ezequias, serve ao Senhor, diz temer ao Senhor, mais mantém algo errado em sua vida. algo precisa ser colocado em ordem, pecado oculto precisa ser confessado e abandonado.

3. O PECADO PRECISA SER CONFESSADO AO SENHOR:

Isso vemos que o rei Ezequias fez. Logo que Ele ouviu do profeta, que iria morrer, Ele tomou uma decisão: “Virou a cabeça para parede e orou ao senhor”

Este ato de Ezequias, significa:

a) Que ele buscou a Deus!

É exatamente isso que Deus nos recomenda. “Buscar-me-eis e me achareis, quando e buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.13)

b) Clamou a Deus!

Semelhante recomendação nos é dada pelo Senhor: “Clama a mim, e responder-te-ei...” (Jr 33.3ª)

c) Se humilhou diante de Deus!

Humilhar-se diante de Deus, é um ato de fé, e reconhecimento de sua dependência de Deus. Assim nos diz a Palavra de Deus. “Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará” (Tg 4.10) Amados, a Palavra de Deus faz uma grande promessa àqueles que reconhecem seus pecados. “Aquele que confessa e deixa, alcançará misericórdia” Isso vemos na resposta de Deus a oração de Ezequiel (v.3,4)

Conclusão

A pior doença, que tem levado multidões para a morte, uma doença pior que o câncer, pior que a depressão, a pior de todas as doenças, Porque:

Ø O PECADO GERA A MORTE. (V.1B)

Ø O PECADO É UMA REALIDADE NA VIDA DE TODO SER HUMANO.

Ø O PECADO PRECISA SER CONFESSADO AO SENHOR

Realmente o pecado, é uma doença que não só mata o físico como leva o homem ao inferno. Todavia, o homem pode receber o perdão de Deus, por meio de Jesus Cristo. Basta só reconhecer que é um pecador, que necessita do perdão de Deus, e confessar os seu pecados recebendo Jesus, como seu único e suficiente salvador.

4 comentários:

  1. No uso das minhas atribuiçoes, quero agradecer a Deus primeiramente, e ao revendo pela doce inefavé ministração acerca do pecado essa é a minha tesse jamas Deus , vai manda alguem se conserta se estive em ordem, assim tb n será deferente, se estive errado, ai sim Deus vai manda é se conserta mesmo , pós iniciamente vira a morte espirutual, da qual pode se torna uma carnal devido os atos pecaminossos, amém, paz

    ResponderExcluir
  2. Amado vc disse que no texto não diz qual era a doença de Ezequias
    em segunda reis 20v7 falo qual era a doença de Ezequis abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josadaque, Graça e Paz. O versículo não está dizendo qual era a doença, mas que era uma úlcera, ou seja uma ferida. Existem várias doenças que produzem úlceras, por exemplo uma afta é uma úlcera.

      Excluir
  3. Gostei muito,Deus abençoe 👏👏

    ResponderExcluir

Mulher Ágape!

Cristão Site